Quando falamos de tomar um bom chimarrão, temos acessórios que são essenciais: a cuia, a bomba e a garrafa térmica.
Para você que é novo no mundo do mate ou se já toma um chimas e quer ajuda para escolher os melhores acessórios para chimarrão, separamos as dicas para você acertar na hora de escolher.
A Cuia
A escolha da cuia certa vai afetar diretamente a sua experiência na hora de tomar o chimarrão, vai influenciar no sabor, na quantidade que você vai consumir e até mesmo se divide. Quando for escolher a cuia, considere os seguintes aspectos:
Tamanho da cuia: pense que ela tem que comportar a quantidade de erva e água de acordo com o quanto de chimarrão você quer preparar: muito pequena vai precisar encher mais vezes e pode lavar seu chimas, muito grande pode deixar a erva absorver muita água e amargar rápido.
Material da cuia: pense se você quer uma material que adiciona sabor e tradição, ou se preza pela praticidade na hora de limpar e guardar sua cuia.
Materiais das cuias
- Cuia de Porongo: feita do fruto do porongo, é a cuia tradicional e assim podemos chamá-la de mais clássica. A cuia tradicional de Porongo precisa ser curada antes do primeiro uso para não rachar com a temperatura da água. Conforme é usada ela vai absorvendo o sabor da erva e agrega mais sabor ao seu chimas. Lembre-se que é um produto feito de frutos naturais e por isso cada cuia de porongo é única.

- Cuia de Madeira: é fácil de higienizar e não precisa de cura antes do uso.

- Cuia de Cerâmica: para quem busca praticidade na hora de higienizar a cuia, secar e guardar, a cerâmica é o tipo de material ideal para a sua cuia.

- Cuia de alumínio ou inox: as cuias de inox ou alumínio são focadas em manter o mate gelado, então não são a melhor opção para o chimarrão!
A Bomba
Levando o mate da cuia até você, a qualidade da bomba de chimarrão vai influenciar na temperatura e no fluxo do seu chimas!

Na hora de escolher a bomba pense nos seguintes aspectos:
- Material: uma bomba de aço inox é mais higiênica, pois não enferruja, não altera o sabor e é fácil de limpar. Também temos bombas de ferro cromado que tem durabilidade menor comparadas às de inox, mas que cumprem bem a função e também são fáceis de higienizar.
- Bojo (A ponta): o modelo redondo é ideal para o chimarrão, nada de beber chimas com bomba de tereré!
Temos um post sobre Como escolher sua bomba para tereré? e nele detalhamos mais os materiais usados nas bombas e os formatos de bojo.
Garrafa Térmica
O chimarrão é uma bebida de apreciação lenta, para beber sendo dividida em grupo, conversando e curtindo a companhia dos amigos, então escolha uma boa garrafa térmica que mantenha a água na temperatura ideal (entre 70°C e 75°C) por várias horas.
Modelos de garrafa térmica para chimarrão
- Garrafa térmica com bico direcionador: ajuda a servir (cevar) sem derramar e destruir o “morrinho” da erva, a garrafa Chimarrita é uma queridinha quando pensamos nesse modelo.

- Garrafa térmica de pressão: permite que você mire exatamente no pé da bomba, garantindo que a erva seca permaneça intacta por mais tempo.

Acessórios Complementares para a hora do seu Chimas
Embora não sejam obrigatórios, estes itens facilitam muito a vida na hora de matear:
- Vira-Mate (Cevador): vai te ajudar a ajeitar o mate de um dos lados da cuia ou mesmo a fazer o chimarrão invertido sem sujeira.
- Filtro para Bomba: ninguém merece uma bomba entupida na hora do chimas, se você gosta de erva-mate muito fina, um filtro para bomba vai te ajudar.
- Porta-Erva: armazene sua erva mate longe da luz e umidade e tenha praticidade na hora de colocar a erva na cuia.
- Secador de cuia: o suporte para você colocar sua cuia de ponta cabeça e deixar secar após a lavagem sem que ela fique abafada.
- Tapa erva: coloque em cima sua cuia e proteja seu chimas de insetos, poeira e terra e qualquer coisa que possa cair no seu chimarrão!
- Chaleira Elétrica: para aquecer a água com praticidade.


Deixe um comentário