O chimarrão é mais do que uma simples bebida, ele é um ritual, um símbolo de amizade e hospitalidade que atravessa gerações no Sul do Brasil e em países vizinhos. Essa tradição milenar esconde diversas curiosidades fascinantes, então prepare sua cuia e sua bomba, e venha descobrir um pouco mais sobre essa bebida tão especial!

Curiosidades Sobre o Chimarrão:

  • Origem Indígena: O chimarrão é uma herança cultural dos povos indígenas Guarani e Kaingang.
  • Símbolo de Amizade: Compartilhar o chimarrão é um gesto de união e hospitalidade.
  • Não é Amargo por Padrão: A intensidade do amargor varia conforme a variedade da erva, preparo do chimarrão, armazenamento da erva e tempo de consumo da bebida.

1. Origem Indígena: Uma Herança Milenar

Muito antes da chegada dos europeus ao continente americano os povos indígenas Guarani e Kaingang já consumiam a erva-mate. Eles acreditavam nas propriedades medicinais e energéticas da erva, a utilizando em rituais e no dia a dia. 

Estamos desfrutando de uma tradição cultivada e passada adiante por gerações de nossos ancestrais indígenas e isso adiciona um valor histórico e cultural imenso a cada gole, não é mesmo?

Se quiser saborear um chimarrão com o gosto mais tradicional a Chimaré tem ótimas opções: Kurupi, Madrugada, Ximango

2. Símbolo de Amizade: Um Elo de União

Oferecer e compartilhar um chimarrão é um dos maiores gestos de amizade e acolhimento. Na roda de chimarrão as conversas fluem, os laços se estreitam e deixamos as preocupações se dissolverem.

É muito comum passar a cuia de chimarrão de mão em mão nos encontros familiares e de amigos, então lembre-se: recusar o chimarrão pode ser gesto de desrespeito ou desinteresse!

3. O Chimarrão Não é Amargo por Padrão.

A intensidade do amargor do chimarrão depende de alguns fatores que influenciam diretamente o seu sabor:

  • Variedade da erva mate: existem variedades com intensidades de sabor diferentes como a Cambona
  • O cultivo da erva mate: preparação do solo, clima, secagem e moagem
  • Armazenamento da erva
  • Temperatura da água 
  • Tempo de consumo: se você deixar a erva parada na cuia por muito tempo sem colocar mais água ou com água sem beber, ela vai ficar cada vez mais amarga.

Se você quiser fugir do amargor na hora de tomar um chimas, temos algumas opções de ervas mais suaves como a Ximango com menta e a Yacuy frutas vermelhas.

Agora, se você quer um sabor mais tradicional e intenso, pode experimentar a Baldo, a Esmeralda ou a Canárias Tradicional.

Gostou de saber mais sobre o Chimarrão?

Conhecer essas curiosidades sobre o chimarrão é um mergulho numa cultura rica e cheia de significado. Quando você estiver com sua cuia em mãos, lembre-se que cada gole representa uma experiência única que vale a pena ser saboreada!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *