Para quem está começando no mundo do tereré ou para quem já toma um teres a escolha da bomba afeta diretamente a experiência tanto quanto a escolha da erva, por isso nós da Chimaré reunimos aqui tudo o que você precisa saber para escolher sua bomba de tereré ideal.
Materiais da Bomba de Tereré
Primeiro você precisa saber quais são os materiais usados nas bombas e como isso afeta seu preço e durabilidade. Veja a seguir quais os principais materiais utilizados e seus prós e contras.
Bomba de Plástico
O plástico é um material mais barato e com boa resistência, por isso a bomba para tereré de plástico acaba sendo uma opção barata e com durabilidade média. Normalmente é uma bomba num modelo simples e que possibilita uma limpeza mais fácil.
Prós: preço baixo, costuma ser fácil de limpar.
Contras: pode deformar com o tempo, sem efeitos germicidas e bactericidas.

Bomba de Ferro
Comumente a primeira bomba de tereré de novos usuários é a bomba de ferro, pois ela tem um preço acessível e uma durabilidade média, contudo a bomba de ferro acaba alterando o sabor do tereré, pois a exposição à água e erva-mate danifica o ferro oxidando-o com o tempo de uso. Caso sua bomba enferruje é preciso trocá-la, porque além de alterar o sabor do tereré ela também pode liberar toxinas causando risco à saúde.
Podemos encontrar bombas de ferro colorido, onde o ferro recebe pintura epóxi e isto aumenta sua durabilidade quanto à oxidação e tendo troca necessária caso a tinta descasque.
Prós: barata e possibilita que a bomba tenha um formato melhor para filtragem, bombas em ferro têm tratamento bactericida e germicida.
Contras: enferruja com facilidade e pode alterar o sabor da erva e gerar risco à saúde se estiver oxidada.

Bomba de Alpaca
Composta por cobre, níquel e zinco, a alpaca é uma liga metálica com cor semelhante ao aço e maior durabilidade do que o ferro. Uma bomba para tereré de alpaca é mais resistente à ferrugem e sendo bem cuidada pode durar anos.
Prós: durabilidade maior do que o ferro.
Contras: apesar de demorar um pouco mais para acontecer, a bomba de alpaca também pode enferrujar alterando o sabor da erva e gerando risco à saúde se estiver oxidada.

Bomba de Aço Inoxidável
Como o aço inox é resistente à oxidação e corrosão, não tem um valor elevado como ouro ou prata e tem princípios bactericidas e germicidas, este material acaba tendo um melhor custo benefício em comparação aos outros materiais comumente usados na fabricação de bombas de tereré.
Por ser um metal com baixa rugosidade superficial o aço inox é mais fácil de ser higienizado e proporciona facilidade de limpeza da bomba inox e seus componentes.
Prós: maior durabilidade e não oxida, não altera o sabor do tereré, facilidade de higienização.
Contras: preço elevado em comparação ao plástico e ferro.

O Bojo da Bomba para Tereré
Além do material, quando falamos de bomba para tereré devemos nos atentar ao formato de bojo dela, que é como um coador da erva e seu formato impacta na experiência ao beber seu teres.
Tipos diferentes de bojo proporcionam diferentes filtragens e fluxo de água ao beber e um grande exemplo disso é o fato de que a bomba de chimarrão tem o bojo redondo visando um encaixe melhor na cuia que normalmente tem o fundo arredondado enquanto a bomba para tereré mais tradicional (com bojo em formato de pera), visa um encaixe na guampa ou no copo onde a água será sugada de uma maneira diferente de acordo com o formato do recipiente.
Outra característica da bomba para tereré é que não há anel próximo ao bico para ajudar a resfriar o mate por ser pensada para consumir uma bebida gelada. Como o método de moagem da erva mate para tereré é diferente do chimarrão e necessita de filtragem diferente, também temos uma maior variedade de formatos.
Bojo Pera
O formato de pera é o formato mais tradicional de bomba para tereré e comumente vemos bombas de ferro, alpaca e inox deste tipo. O formato em pera possibilita um bom encaixe em qualquer copo e a filtragem do tereré é concentrada na parte de cima do filtro, isto costuma implicar em maior facilidade para entupimento dependendo do tipo de erva escolhida.

Bojo Mola
É um modelo desmontável e regulável que permite higienizar a bomba após o uso com maior facilidade. A mola pode ser regulada para passar mais ou menos fluxo de água o que permite tomar qualquer variedade de erva mate com menos entupimento ao ajustar a mola para filtrar de acordo com o tipo de erva escolhida.
Uma bomba de mola pode ter a mola interna ou externa e isso também interfere no ajuste dela e na filtragem da erva.


Bojo tela
O bojo tela proporciona uma melhor filtragem com menos entupimento e melhor fluxo de água, o modelo de bomba chata comumente é telada, também é possível encontrar outros modelos de bomba telada como a bomba quadrada com tela interna. Apesar de não ter um ajuste como o bojo de mola, bombas com bojo de tela têm uma higienização fácil por conseguirem filtrar bem a erva sem muitos resíduos acumulando dentro dela.

Formatos de bombas
O último item que precisamos considerar ao escolher a bomba é o formato dela: redonda, chata e quadrada. Os formatos de bomba costumam ter o bocal com formato achatado como um “segundo filtro” para evitar que passe algum pedaço grande de galho/erva.
Bomba Redonda
O formato de bomba redonda é o mais tradicional, podemos vê-lo em bombas com bojo de mola, formato pera e tela. Uma variação é a bomba redonda torcida, onde a torcida é estética e não interfere na filtragem.

Bomba Chata
Seja bomba chata pequena ou bomba chata larga, encontramos diferentes variações desde a bomba totalmente chata à bomba chata no comprimento e redonda na ponta do bojo. A bomba chata proporciona um bom encaixe no copo sem rolar.

Bomba Quadrada
A bomba quadrada tem bom encaixe em copo quadrado e seu formato permite maior fluxo de água, ela pode ter furos ou tela nas quinas. Uma variação da bomba quadrada é a bomba quadrada torcida, onde há uma torção do comprimento da bomba dando uma diferença estética ao modelo e até mesmo combinando o bojo mola com o formato torcido.


Agora você pode escolher a melhor bomba de tereré para você de acordo com a sua necessidade, gosto e bolso! Se ainda tiver dúvida e precisar de ajuda, pode contar com a Chimaré, além de termos grande variedade em produtos para chimarrão e tereré, também temos prazer em te ajudar!
Fontes:
aço inox: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aco-inoxidavel.htm

Deixe um comentário